Juros para FAC e Capital de Giro serão de 9,5% a.a.; Custeio, Estocagem e FAC Cooperativas ficam com taxa de 7%

O diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, participou, na manhã de ontem (06/06), do lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2018/19, oportunidade em que o Presidente da República, Michel Temer, e a equipe do governo anunciaram R$ 194,3 bilhões em recursos.

Para a cafeicultura, foi confirmado o orçamento recorde de R$ 4,96 bilhões do Funcafé, solicitado pelo setor privado em fevereiro deste ano. Também foi atendido o pleito da cadeia produtiva para a redução dos juros. “As linhas de capital de giro para cooperativas e indústrias de torrefação e solúvel e Financiamento para Aquisição de Café (FAC), com exceção às cooperativas, foram contempladas com corte de 1,75% na taxa, que agora é de 9,5% ao ano”, explica Matos.

O diretor do Cecafé comenta, ainda, que Custeio, Estocagem e FAC para cooperativas de produção também foram contemplados. “O corte nos juros dessas linhas foi de 1,5% e a taxa anual passou a ser de 7%. Lembrando que essa taxa para o FAC é apenas para cooperativas”, completa.

Uma novidade apresentada pelo Governo no PAP 2018/19 é a possibilidade do mutuário optar por taxa de juros pós-fixada para operações com prazo superior a 12 meses. “Nesse caso, o cálculo toma como base a variação do IPCA mais 1,28% para Custeio, Estocagem e FAC Cooperativas. Para Capital de Giro, o fator é de até 3,67%”, esclarece.

Matos expõe, ainda, que, a partir da safra 2018, o Funcafé passa a ser remunerado em 4%. Essa medida foi adotada com o intuito de flexibilizar a negociação entre agente financeiro e mutuário, uma vez que a remuneração bancária será a diferença entre os 4% do Fundo e a taxa de juros do empréstimo”, analisa.

Outra novidade é a ampliação nos prazos de contratação das linhas de crédito do Funcafé, que estarão vigentes pelo ciclo de 12 meses, entre 1º de julho de 2018 a 30 de junho de 2019.