Entidade apresenta trabalhos na cadeia produtiva e diretores da empresa se interessam em parcerias na realização de atividades voltadas à sustentabilidade

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) se reuniu, hoje (9), com diretores da Starbucks, em São Paulo (SP). A empresa foi representada por Michelle Burns, global head of Coffee and Tea; Tim Scharrer, head of coffee and cocoa buying; Andrew Linnemann, head of coffee and tea quality and development; e Kelly Goodejohn, head of ethical sourcing and traceability for coffee, tea, cocoa. O Conselho foi representado pelo presidente Nelson Carvalhaes, pelo diretor geral, Marcos Matos, pela secretária executiva, Isabela Costa, e pela gestora de Sustentabilidade, Lilian Vendrametto.

Na reunião, o Cecafé apresentou os dados estatísticos do setor e informações sobre inteligência de mercado e a sustentabilidade brasileira nos aspectos ambiental, social e econômico no cultivo do café. A respeito da economia, citou-se o IPEP e o repasse de 81,4% do preço FOB da exportação aos produtores. Do lado ambiental, foram apresentados os dados da Embrapa Territorial e os altos índices de preservação de áreas nativas. Já sobre o aspecto social, salientou-se que os municípios cafeeiros possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) superior à média nas demais cidades.

Os representantes da Starbucks foram informados sobre os projetos Produtor Informado, Café Seguro, Criança do Café na Escola e o Mesa Café Brasil. O Conselho explicou que o Brasil tem sustentabilidade natural na produção de café e demonstrou o Selo de Sustentabilidade, como chancela à iniciativa e com a finalidade de fortalecimento, reconhecimento e promoção da sustentabilidade brasileira.

Também foi salientado o Código de Ética e Conduta da entidade, que, junto com o Selo, baliza as iniciativas e ações do Cecafé. Desenvolvido em 2015, o Código é marco do compliance que os membros do Conselho buscam ampliar para as suas cadeias de fornecimento e traz os preceitos da ética e compromisso com as normas legais vigentes no país. Foi ressaltada, ainda, a criação do Instituto de Sustentabilidade do setor exportador, com ênfase na ampliação de parcerias, aproveitando-se das diversas ações já desenvolvidas pelo Cecafé.

A entidade também citou a parceria com o “Inpacto”, principal instituição nacional a se dedicar inteiramente à erradicação do trabalho análogo ao escravo no Brasil. A diretora executiva do Instituto, Mercia Silva, presente na reunião, mencionou o projeto Mesa Café Brasil e o Grupo de Trabalho de Café. A meta do projeto, totalmente alinhada com demanda e expectativas internacionais e às próprias necessidades de transparência do mercado global, é ampliar o envolvimento de todos os atores na promoção de uma agenda positiva e transformadora em prol do trabalho decente na cadeia produtiva do café.

Nas conclusões, os representantes da Starbucks reconheceram os pontos fortes do Brasil ao longo de toda a cadeia produtiva do café e externaram desejo de realizar trabalhos conjuntos voltados ao tripé socioeconômico-ambiental da sustentabilidade.