Etíopes, com apoio da agência da ONU UNIDO, buscam aprimorar a cadeia produtiva do café com base e referência na organização estrutural do Brasil

O presidente e o diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Nelson Carvalhaes e Marcos Matos, respectivamente, receberam, na terça-feira, 19 de dezembro, uma delegação de autoridades da Etiópia, na sede da entidade, em São Paulo (SP). Também participaram do encontro representantes da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e da illycaffè.

“O principal interesse dos visitantes foi conhecer a governança do Cecafé, a representação institucional do setor exportador e os pilares estratégicos como responsabilidade social e sustentabilidade. Eles também buscaram informações sobre inteligência de mercado e entender melhor os avanços da cafeicultura brasileira”, revela Matos.

A delegação etíope foi chefiada pelo ministro de Estado da Agricultura e Recursos Naturais (MoANR), Eyasu Abreha, e composta por: Dessie Dalke  e Tilahun Kebede, da South Nations and Nationalities and People Regional States (SNNPRS); Lemma Megerssa e Abdurhaman Abdella, da Oromia Regional State Coffee and Tea Authority; Sani Redi e Awgchew Teshome, da Ethiopia Coffee and Tea Authority (ECTA); e Biruk Kebede, da Fana Broad Casting.

Também estiveram presentes o embaixador da Etiópia no Brasil, Sinknesh Ejigu, o Terceiro Secretário e o Relações Públicas da Embaixada, Beza Melis e Ricardo Guimarães, respectivamente, além da Gestora de Projetos Aurelia Calabro, da Assistente de Projetos Ana Pessoa -Huber e do Especialista Nacional Jaba Merdassa da UNIDO, e da Expert em Agro da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento do escritório de Addis Abeba, Benedetta Camilli. Pela illycaffè estiveram presentes o diretor internacional de compras, Alessandro Bucci, e o diretor e pesquisador Aldir Alves Teixeira.

A reunião realizada no Cecafé faz parte do itinerário elaborado pela UNIDO com o intuito de contribuir com o desenvolvimento do setor cafeeiro na Etiópia. “Nessa linha, o Brasil é referência no que diz respeito à estruturação e à organização de cadeia produtiva”, comenta o diretor geral do Cecafé.

Consultada pela UNIDO, a participação da illycaffè se deu para fazer a aproximação das partes, uma vez que a empresa mantém relacionamento próximo com representantes de todos os elos da cadeia produtiva no Brasil, envolvendo produtores, cooperativas, armazéns, pesquisadores, industriais, exportadores e lideranças institucionais.