O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) realiza, até amanhã, 31 de agosto, em parceria com a empresa Global Food Safety, seu terceiro Curso de Formação de PCQI (Preventive Controls Qualified Individual).

Com duração de três dias, as aulas têm o propósito de capacitar profissionais da área de segurança alimentar e garantir a manutenção do suprimento do café brasileiro ao mercado norte-americano.

Segundo o Cecafé, o café em grão cru consta na lista de exceção da Lei de Modernização da Segurança Alimentar do FDA (FSMA, sigla em Inglês), que está em vigor desde setembro de 2016 nos Estados Unidos, mas a entidade identificou que alguns importadores norte-americanos sinalizam que exigirão dos exportadores brasileiros a certificação PCQI.

“Com o curso, a intenção do Cecafé é qualificar os profissionais para planejar, implantar, manter e validar o seu próprio Plano de Segurança de Alimentos (Food Safety Plan) e evitar problemas nos embarques de café brasileiro para os EUA”, destaca o diretor geral do Conselho, Marcos Matos.