Nos dias 28 e 29 de maio, em São Paulo (SP), acontece um dos principais eventos do agronegócio global do café, o Coffee Dinner & Coffee Summit. Promovido pelo Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – o evento chega a sua oitava edição no ano em que a entidade comemora seu 20º aniversário e terá como tema “Cafés do Brasil: Qualidade com Sustentabilidade”.

O objetivo do encontro – que irá reunir exportadores, importadores, produtores, indústrias, cooperativas, profissionais do setor logístico, financeiro e seguradoras, do governo e de entidades e associações setoriais – é debater temas pertinentes ao mercado de café nacional e internacional, gerar negócios e confraternizar os profissionais do setor, além de reconhecer pessoas e entidades que se destacaram no desenvolvimento e fortalecimento da cafeicultura brasileira.

“Nesses 20 anos, todo o trabalho do Cecafé tem sido focado no apoio à construção e solidificação da imagem sustentável do café brasileiro no mundo, colocando o país em posição de liderança absoluta e com a possibilidade real de atingir uma participação global de 40%, entre o consumo e as exportações de todo o mercado”, destaca o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes.

“O evento está baseado em um dos principais pilares do Cecafé, como a promoção da imagem do café brasileiro enquanto produto sustentável e de qualidade, que atende os mais diversos e exigentes mercados. Nos últimos cinco anos o Brasil exportou, em média, para 149 países do globo”, complementa Carvalhaes.

No primeiro dia, 28 de maio, haverá o Coffee Dinner, na Sala São Paulo da Estação da Luz, que será composto de um jantar de boas-vindas e confraternização, além da cerimônia de reconhecimento de entidades e lideranças que se destacaram no setor cafeeiro.

Já no segundo dia do evento, 29 de maio, acontece o Coffee Summit, no Hotel Renaissance São Paulo, que trará três painéis com temas como tendências de consumo, caminhos para a Ásia e sustentabilidade da cafeicultura, além de outras palestras previstas em programação.

Entre os palestrantes do Coffee Summit está o economista e ex-presidente do Banco Central do Brasil, Gustavo Franco, que abordará o cenário político e econômico do atual Governo Federal. Com bacharelado e mestrado em Economia pela PUC-Rio e PhD pela Universidade de Harvard, Franco teve papel muito importante na economia nacional, integrando a equipe responsável pela formulação, operacionalização e administração do Plano Real. Ele também atuou como diretor de Assuntos Internacionais do BCB e Secretário Adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

O Coffee Dinner & Coffee Summit também irá contemplar o atual momento do mercado de do café brasileiro, que vem registrando recordes em números históricos. No mês de abril deste ano, o Brasil exportou 2,9 milhões de sacas de café, considerando a soma de café verde, solúvel e torrado & moído, com receita cambial de US$ 370,43 milhões. O volume representa um crescimento de 25% em relação a abril do ano passado. Além disso, no ano-safra 2018-2019 (jul/18 a abr/19), o país exportou 34 milhões de sacas no período acumulado (aumento de 30,4% em relação ao ano-safra de 2017-2018), destacando-se o melhor desempenho nos embarques de café arábica dos últimos 5 anos, que alcançou 28,2 milhões de sacas.