O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participa, ontem e hoje, em Porto Alegre (RS), do Diálogos 2018 – Colmeia Viva, realizado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (SINDIVEG) e com o objetivo de conciliar o desenvolvimento agrícola protegendo a biodiversidade, promovendo o uso correto de defensivos agrícolas para proteger os cultivos, respeitando a apicultura, as abelhas e o meio ambiente.

Segundo a gestora de Sustentabilidade do Cecafé, Lilian Vendrametto, que representa a entidade no evento, são debatidas iniciativas que visem à sustentabilidade das atividades agropecuárias. “É incentivado o diálogo na construção de um caminho coerente, que estabeleça uma relação mais produtiva entre agricultura, meio ambiente e apicultura, de maneira que se preservem os recursos naturais e, mais especificamente, a atividade apícola e as abelhas”, revela.

Lilian destaca, ainda, que a criação de um espaço para diálogo aberto é uma oportunidade para ampliar a compreensão das diferentes realidades, necessidades e desejos dos agentes envolvidos no tema. “Apicultores, agricultores, acadêmicos, produtores de defensivos agrícolas e governo discutem em conjunto formas para encontrar soluções convergentes e viáveis para alcançar os objetivos. Em relação ao café, a produtividade e a qualidade final do grão da variedade conilon pode ser melhorada por meio da  polinização”, conclui.