O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), representado pelo presidente Nelson Carvalhaes e pelo diretor geral Marcos Matos, participou, nesta quarta-feira, 31 de julho, da reunião conjunta do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) e do Conselho Superior de Comércio Exterior (COSCEX), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na capital paulista.

Com coordenação do Instituto Roberto Simonsen (IRS), um dos temas do encontro foi “Comércio Agrícola Internacional”, que contou com exposições de representantes da FIESP, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), dos Ministérios do Meio Ambiente, das Relações Exteriores e da Agricultura, e do Representante Permanente da Missão Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), embaixador Alexandre Guido Lopes Parola.

Na reunião, foram debatidos temas centrais da agenda comercial global e o espaço do agronegócio na diplomacia brasileira.

A professora Vera Thorstensen, coordenadora do Centro do Comércio Global e Investimento da FGV e conselheira do COSCEX da FIESP, explanou sobre os sistemas de certificação e as consequentes barreiras comerciais por padrões de sustentabilidade, destacando que diversos países europeus terceirizaram esses sistemas certificadores e as ONGs passaram a ter liberdade para explorar o princípio da precaução.

Em suas apresentações, o diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do MRE, ministro Alexandre Ghisleni, e o secretário de Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Castelo Branco, apontaram que o Brasil necessita estruturar uma estratégia para apresentar seus ativos, saber responder às críticas e entender que há interesses privados e comerciais por trás de padrões de sustentabilidade.

Finalizando as apresentações e os debates, o Embaixador Alexandre Parola apresentou como é o funcionamento da OMC e o futuro da Organização no contexto do crescente protecionismo e da guerra comercial entre Estados Unidos e China.