São Paulo, 6 de novembro de 2018 – A Semana Internacional do Café (SIC), uma das principais ações de valorização do café de Minas Gerais e do Brasil, acontece em Belo Horizonte, capital do maior Estado produtor do Brasil, de 7 a 9 de novembro, na Expominas. O Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil -, principal representante na defesa dos interesses do setor exportador cafeeiro, estará presente, como forma de reforçar sua participação ativa nas discussões nacionais e globais sobre sustentabilidade, para ampliar e promover os seus projetos e programas.

Tendo a Responsabilidade Social e Sustentabilidade como um de seus principais pilares, o Cecafé apresenta os seus programas e sua proposta de trabalho para os próximos anos, com base no fortalecimento de parcerias e a ampliação de ações em prol da sustentabilidade da cafeicultura brasileira. A entidade acredita que esse é o principal caminho para potencializar os resultados, bem como, promover o diálogo entre instituições diferentes com objetivos em comum.

“O evento é uma grande oportunidade para o Cecafé reforçar as parcerias com o comércio exportador, instituições de pesquisa e ensino, empresas públicas e privadas, ONGs e associações, fator fundamental para fortalecer a resiliência do café nacional e continuarmos como potência mundial no setor”, afirma Nelson Carvalhaes, presidente do Cecafé.

No evento, a entidade é a protagonista do estande multistakeholder, que conta com a parceria do Instituto Inpacto – Instituto Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo -, a Fundação Neumann, Plataforma Global do Café, e o apoio da empresa 3 Corações e da cooperativa Cooxupé – Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé. Cada parceiro estratégico possui ações distintas: o InPACTO tem como missão a erradicação do trabalho análogo ao escravo nos diversos setores econômicos do Brasil. Já a Fundação Neumann possui suas raízes no agronegócio do café, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio do empoderamento dos produtores e de suas famílias, assim como a Cooxupé e o Grupo 3 Corações, que empregam a sustentabilidade em suas operações.

Sobre a SIC

O evento reúne cafeicultores, torrefadores, exportadores, classificadores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores, e conta com extensa programação de cursos, competições, seminários e palestras, além da maior feira do setor.

Um dos destaques é a ampla programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, cursos, concursos e sessões de cupping (prova de cafés), divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação, Negócios & Empreendedorismo.

Dessa forma, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

Sobre o Cecafé
Fundado em 1999, o Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – representa e promove ativamente o desenvolvimento do setor exportador de café no âmbito nacional e internacional. A entidade oferece suporte às operações do segmento por meio do intercâmbio de inteligência de dados, ações estratégicas e jurídicas, além de projetos de cidadania e responsabilidade social. Atualmente, possui 131 associados, entre exportadores de café, produtores, associações e cooperativas no Brasil, correspondendo a 96% dos agentes desse mercado no país.

Contatos para imprensa:
CDN Comunicação
Debora Vieira (11) 4084-4850 debora.vieira@cdn.com.br
Erick Paytl (11) 3643-2919 erick.paytl@cdn.com.br
Rodrigo Ferrari (11) 3643-2734 rodrigo.ferrari@cdn.com.br