Nesta segunda-feira, 5 de agosto, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participa do Congresso Brasileiro do Agronegócio 2019, realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e pela Brasil Bolsa Balcão (B3), no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo (SP).

Com o tema “Agro: momento decisivo”, o evento destaca que o principal desafio macroeconômico do Brasil, atualmente, está na urgente necessidade de estancar o dramático quadro deficitário das contas públicas, o que ocorrerá através da reforma da Previdência Social, seguida pela reformulação tributária, com simplificação, unificação e redução do número de impostos.

Para o Cecafé, a firmeza com que essas decisões serão conduzidas estabelecerá novas bases para os investidores avaliarem o risco do país. O Conselho entende, ainda, que, com essas definições, a macroeconomia deverá buscar uma retomada consistente rumo ao crescimento, com possibilidade para se encontrar um modelo agrícola mais adequado para o Brasil.

“O Congresso é crucial para o setor por promover um grande debate sobre suas positividades e fragilidades. O Custo Brasil é um dos pontos destacado, com suas deficiências em infraestrutura e logística e a necessidade de mecanismos financeiros eficientes”, comenta Marcos Matos, diretor geral do Cecafé.

A questão do desmatamento que está em voga nos noticiários também foi lembrada pelo presidente do conselho da ABAG, Marcello Brito. Na abertura do evento, ele convocou os produtores rurais a serem os fiscais do desmatamento ilegal, pois os maiores prejudicados são os pecuaristas e agricultores.

O tom de otimismo impera nos discursos dos participantes, com todos destacando a importância de focar sustentabilidade e possíveis parcerias internacionais com o Brasil. O evento ainda conta com palestra inaugural sobre “O Mercado Chinês e a Produção Sustentável do Brasil” e com painéis onde renomados especialistas debaterão “Redução do Custo Brasil”, “Mecanismos Financeiros” e “Pilares para o futuro do Agro”.