Assim como ocorrido em 2017, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) manterá o apoio ao Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF) no próximo ano, conforme decisão unânime tomada pelos conselheiros da entidade em reunião realizada no dia 5 de dezembro.

Com as diretrizes estratégicas “Qualidade e Produtividade”, o CETCAF vem desenvolvendo a cafeicultura no estado do Espírito Santo, englobando aspectos tecnológicos, produtividade, qualidade de vida do produtor e sustentabilidade das pessoas que integram a cadeia cafeeira.

O Cecafé reconhece que as ações realizadas pelo Centro resultaram em melhoria tecnológica do parque cafeeiro capixaba, integrando todos os setores da cadeia do agronegócio café, inserindo definitivamente o Estado do Espírito Santo como referencial de qualidade em café no Brasil e no mundo.

“Para alcançar esses objetivos comuns, a cooperação técnica e financeira entre o Cecafé e o CETCAF é de suma importância, pois as instituições caminham para a junção de competências e experiências em prol da cafeicultura, compreendendo a capacitação das pessoas envolvidas na atividade, o desenvolvimento e difusão de novas tecnologias, a integração de instituições, a realização de eventos técnicos e a estruturação de abordagens para atender interesses públicos e privados”, explica Marcos Matos (foto: penúltimo à direita), diretor do Cecafé.

Já o diretor técnico do Conselho, Eduardo Heron (foto: último à direita), revela que o novo projeto proposto pelo Cecafé, intitulado “Indicadores de Desempenho do Setor Exportador de Café – IDEXCafé”, buscará contribuir de forma significativa no monitoramento, análise da evolução, estratégias de melhorias e promoção das diversas ações de responsabilidade social e sustentabilidade. “Nesse sentido, o resultado do IDEXCafé será direcionado para a publicação do Relatório de Sustentabilidade do Comércio Exportador de Café do Brasil”, completa.

A partir de 2018, a compilação das informações dos Programas institucionais do Cecafé, como o Criança do Café na Escola, o Café Seguro, o Produtor Informado, bem como as ações já desenvolvidas individualmente pelas empresas e organizações associadas ao Cecafé e por parceiros, como o CETCAF, servirá como direcionador para a tomada de decisões, além de ser uma importante ferramenta de promoção comercial dos Cafés do Brasil.