Iniciativa permitirá ampliar parceiras nos programas e o desenvolvimento de novos projetos voltados à sustentabilidade

Na quinta-feira, 28 de fevereiro, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) se reuniu com o Escritório Pinheiro Carrenho, em São Paulo (SP). Na oportunidade, foi apresentado o primeiro estudo para formação e estruturação do Instituto de Sustentabilidade do Setor Exportador de Café do Brasil, que é uma demanda do conselho da entidade.

Segundo o diretor geral do Cecafé, Marcos Matos, nessa primeira etapa, o estudo demonstrou a viabilidade para a consolidação do Instituto, vinculado à missão e à visão do setor exportador de café do Brasil. “Essa iniciativa permitirá ampliar as parceiras nos programas e o desenvolvimento de novos projetos, com engajamento no âmbito nacional e internacional”, explica.

Ele anota que o próximo passo será a elaboração de um segundo produto, que é a proposta de estatuto, regimento interno e a governança do Instituto. “Tudo isso sempre alinhado à visão e à missão do nosso setor”, finaliza.

O Cecafé foi representado no encontro pelo presidente Nelson Carvalhaes, pelo diretor técnico Eduardo Heron, pela a gestora de Sustentabilidade Lílian Vendrametto, pelos representantes de seu setor jurídico, Marcelo Valentim e a advogada Francieli Bittencourt, além do próprio diretor geral. A representante do escritório Pinheiro Carrenho foi a advogada Ana Carolina.

CONSELHO DELIBERATIVO

Também no dia 28 de fevereiro, o Conselho Deliberativo do Cecafé realizou reunião extraordinária, na sede da entidade. Na pauta de debates estavam presentes temas como Lei Kandir e Reforma da Previdência; IOF de recursos vindos do exterior; Certificado de Origem OIC; escaneamento de contêineres para Europa (Porto de Santos); Rodotrem/Bitrem – cobrança pelo terminal Santos Brasil; e matérias relacionadas à ANTAQ.