Nesta quinta-feira, 31 de agosto, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) contribuiu para a capacitação de oito profissionais do mercado cafeeiro no terceiro Curso de Formação de PCQI (Preventive Controls Qualified Individual), ministrado em parceria com a empresa Global Food Safety. “Esses profissionais foram capacitados e poderão aplicar os conceitos de segurança alimentar às respectivas empresas”, anota Marcos Matos (foto à direita), diretor geral da entidade.

O dirigente faz menção ao fato de, mesmo com o café em grão incluído na lista de exceção da Lei de Modernização da Segurança Alimentar do FDA (FSMA, sigla em Inglês), em vigor desde 2016 nos EUA, o Cecafé ter recebido sinalizações de que alguns importadores passarão a exigir dos exportadores brasileiros a certificação PCQI.

“Os profissionais formados agora podem desenvolver seu próprio food safety plan (plano de segurança de alimentos) e atender aos requisitos dos importadores norte-americanos. E o Cecafé sempre estará à disposição do associado para que o Brasil possa ampliar as exportações de fruto verde aos EUA”, completa.