Representado pelo presidente, Nelson Carvalhaes, e pelo diretor geral, Marcos Matos, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, na quarta-feira, 2 de janeiro, da posse dos novos secretários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nomeados pela ministra Tereza Cristina, escolhida pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, para conduzir a Pasta durante seu mandato.

Após o encontro, os representantes do Cecafé destacaram que o setor exportador de café têm as portas abertas com a nova equipe do Mapa, tendo suas demandas corretamente endereçadas diretamente à nova ministra e via Instituto Pensar Agro (IPA) da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

O recado à nova equipe do Mapa foi objetivo e reforçou a questão da eficiência dos serviços nos portos, incluindo questões relacionadas à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e às equipes de auditores fiscais do Mapa nos portos.

O Cecafé demonstra otimismo com o novo governo, com a expectativa de que esse ótimo diálogo se transforme em resultados concretos.

O discurso de posse da ministra Tereza Cristina foi nesse sentido defendido pelo setor exportador: pró exportações, eficiência do Estado, redução de burocracias e dos gargalos.­­