Nesta terça-feira, 20 de agosto, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou do I Fórum Técnico Café e Clima, realizado pela associada Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), em sua sede.

Voltado a profissionais da Agronomia, técnicos agrícolas e pesquisadores da área, o evento focou em confiança, trabalho e cooperação, valores que foram traduzidos de forma prática e atual pelos palestrantes, como o professor da UFLA, Dr. José Donizete Alves, e o pesquisador da Embrapa, Dr. Evaristo Miranda, que abordaram a interferência das variações climáticas nas safras de café em 2019 e 2020.

O Cecafé entende que o I Fórum Técnico Café e Clima cumpriu seu objetivo de destacar a promoção da transparência das informações ambientais e climatológicas, na troca de experiências vividas em campo e no compartilhamento de conhecimentos relevantes para toda a cadeia de produção e pesquisa ligada à cafeicultura.

Em sua fala, o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, destacou a nitidez dos números das exportações brasileiras de café e o desempenho do setor, evidenciando totalmente a sustentabilidade da cafeicultura brasileira.

Carvalhaes também salientou os trabalhos do Cecafé voltados à transparência e ao desenvolvimento sustentável da atividade cafeeira, como o Índice de Preço Externo Pago ao Produtor (IPEP) e o Selo de Sustentabilidade, e ressaltou os investimentos realizados pelo Brasil em tecnologia e pesquisa frente às oportunidades do mercado.

Além do presidente, o Cecafé foi representado pelo diretor geral, Marcos Matos, e pela gestora de Sustentabilidade, Lílian Vendrametto, no I Fórum Técnico Café e Clima da Cooxupé.