Nesta terça-feira, 9 de outubro, o diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, participou de reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília (DF). Em pauta, estiveram a análise do resultado do primeiro turno das Eleições 2018 e a Medida Provisória 842/18, confirmada como primeiro item de análise no plenário do Senado Federal, onde está, no momento, o representante do Conselho monitorando o desenrolar da matéria.

“Debatemos, junto aos parlamentares e as demais entidades do agro do Brasil, o contexto político frente à nova legislatura que tomará posse no Congresso Nacional a partir de 2019. Em meio ao cenário de renovação que se apresentou, a FPA manteve boa parte de seus membros na Câmara dos Deputados e no Senado, o que é de extrema relevância para a defesa dos interesses do setor”, destaca Matos.

Em nota, a FPA informou que, dos 245 parlamentares que compõem a Frente, 117 foram reeleitos e permanecem na bancada. “Dos 27 senadores hoje atuantes na FPA, 18 permaneceram, cerca de 67%. Na Câmara, dos 218 deputados, 99 foram reeleitos, sem contar a perspectiva de novos membros em 2019”, destaca.

A respeito da MP 842/18, que prorroga o prazo de adesão aos programas de renegociação de dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), a análise e as considerações vêm ocorrendo nesta tarde no Senado. O Cecafé emitirá nota tão logo haja um desfecho.