O Instituto PensarAgro (IPA) realizou, nesta manhã (28/08), Assembleia Geral Extraordinária, na sua sede em Brasília (DF). O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) foi representado, no encontro, pelo presidente Nelson Carvalhaes e pelo diretor geral Marcos Matos.

Durante a audiência, os titulares do fórum definiram que farão uma exposição dos produtos brasileiros ao ministro chinês da Agricultura, Han Changfu, em reunião agendada para 17 de setembro, na Embaixada da China no Brasil.

Considerando essa abertura com o ministro chinês, o presidente do Cecafé sugeriu uma apresentação do especialista em questões globais do agronegócio, Marcos Jank, aos membros do IPA.

“A intenção é que ele explique detalhadamente o funcionamento desse mercado e, através disso, pensando em café, possamos desenvolver o próprio contrato de exportação, como já ocorre com o contrato europeu e o norte-americano para o produto”, explica Carvalhaes.

O diretor geral do Cecafé revelou que a entidade também questionou a defesa do IPA no que se refere à Lei Kandir. “O cenário mostrado foi positivo. Há procedimentos e parceiros para a defesa da Lei Kandir. Ambos os relatórios, da Câmara e do Senado, não consideram o fim da Lei, mas leis anuais para viabilizar o repasse de recursos aos estados”, concluiu Matos.