Na terça-feira, 18 de dezembro, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) se reuniu com representantes da Federação Europeia de Café (ECF, em inglês), na sede da entidade, em Bruxelas, na Bélgica.

Representado pelo diretor geral, Marcos Matos, e pelo membro do Conselho Deliberativo, Luiz Otávio Araripe, o Cecafé discutiu e negociou mudanças no European Standard Contract for Coffee (ESCC).

“Debatemos os principais pontos relevantes do ESCC, com sugestões de alterações e ajustes ao texto, como forma de não ampliar os riscos para os exportadores brasileiros”, revela Matos.

No encontro, as organizações apresentaram ações e preocupações em comum, como a elevação dos custos portuários e as questões regulatórias junto à União Europeia, tendo-se como exemplo as resoluções sobre o limite máximo de resíduo do glifosato.

O diretor revela que os posicionamentos do Cecafé serão avaliados pela Federação, que apresentará suas considerações em reunião prevista para junho de 2019.

A ECF foi representada pelo presidente do Comitê de Contratos, Kevin Furley, pela secretária geral, Eileen Gordon, e pelo consultor Michael Flynn.