No dia 9 de agosto, o diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, participou de Reunião Ordinária da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio (CTLog) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os representantes das 63 entidades e órgãos que compõem o fórum debatem, entre outras matérias, a melhoria na gestão dos recursos hídricos e relevantes questões regulatórias da logística brasileira.

Na ocasião, por solicitação do presidente da CTLog, Edeon Vaz Ferreira, o Cecafé foi nomeado coordenador de um Grupo de Trabalho (GT) que terá como missão analisar ineficiências, burocracias e custos logísticos, com ênfase nos processos portuários.

Além do Cecafé, o GT é composto pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (ANEA), Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco).

O Cecafé atua diretamente em prol da competividade das exportações brasileiras de café verde e, inclusive, está elaborando um estudo que avalia os custos portuários nos principais portos do mundo. Dessa forma, a criação e a coordenação do GT será de fundamental relevância para o aprimoramento e à otimização dos aspectos logísticos do agronegócio nacional.

“A proposta do GT é agregar o conhecimento das principais cadeias produtivas brasileiras para modernizar processos e para gerar competividade dos produtos do País no exterior, através da redução de prazos, custos e burocracias caracterizadas pelas etapas, documentos e exigências governamentais”, conclui Matos.