A gerente de Sustentabilidade do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Lilian Vendrametto, participou, na quinta-feira (12), do III Workshop Sobre Limites de Resíduos de Pesticidas e os Impactos no Mercado Internacional, realizado pelo Instituto de Regulação e Sustentabilidade Agro, em Brasília (DF).

Lilian foi uma das integrantes da mesa redonda “Quais as estratégias para a defesa de produtos e de import tolerance que podem ser potencializadas?”. No formato para troca de experiências e perspectivas na defesa de ingredientes ativos e limites de resíduos, ela apresentou o programa de boas práticas agrícolas na aplicação de herbicidas que o Cecafé desenvolve no Espirito Santo.

O workshop, que teve como objetivo reunir diferentes atores impactados com as restrições dos países importadores com vista a possíveis atuações integradas, foi destinado a adidos agrícolas de países exportadores afetados com as restrições, gestores e responsáveis pelas áreas regulatórias de empresas fabricantes de produtos fitossanitários, associações de produtores rurais e órgãos governamentais responsáveis pelo tema.

O evento contou com a participação de representantes dos ministérios das Relações Exteriores (MRE) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), USDA/FAS, BASF, Anvisa, FMC, Bayer, Fundecitrus, CNA, ABRAFRUTAS, ABAG e das embaixadas de Chile, Estados Unidos, Peru e do Canadá, além do Cecafé.