Na quinta-feira, 23 de agosto, foi realizada uma reunião de avaliação do Agro+, selo que é um reconhecimento às empresas e entidades do setor que adotam práticas de governança e gestão capazes de evitar desvios de conduta e de fazer cumprir a legislação, em especial, a Lei Anticorrupção.

O encontro, conduzido pelo ministro e pelo secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi e Eumar Novacki, respectivamente, contou com a participação de diversas entidades do agro brasileiro e o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) esteve representado pelo diretor geral Marcos Matos.

Segundo Matos, cada entidade pôde apresentar suas considerações a respeito do selo Agro+ e dos desafios do agronegócio brasileiro. “O Cecafé debateu em plenário os temas relativos à exportação de café do Brasil, destacando a importância da manutenção da Lei Kandir nos embarques do agro nacional e a necessária e urgente defesa da competitividade dos exportadores”, explica.

Na oportunidade, o diretor do Cecafé ainda mencionou as dificuldades geradas pelos elevados custos portuários no Brasil, que são reflexos da omissão dos agentes públicos reguladores e de fiscalizadores nos portos.