O diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, participou, na manha desta sexta-feira, 15 de junho, de evento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em São Paulo (SP).

A reunião foi coordenada pelo secretário de Relações Internacionais do Mapa, Odilson Ribeiro e Silva, que apresentou um projeto denominado “Estratégia do Agro Brasileiro no Mercado Internacional”, que pretende conquistar a fatia de 10% do mercado mundial do agronegócio estimado hoje em US$ 1,460 trilhão, o que representa o incremento de US$ 146 bilhões para a balança comercial brasileira até 2022.

Segundo o diretor do Cecafé, a estratégia para abertura, ampliação e promoção no mercado internacional do agro do Brasil, incluindo a estruturação da política de relações internacionais ao setor, tem por finalidade incrementar a competitividade dos produtos brasileiros e o consequente aumento do comércio exterior.

“A estratégia engloba temas diversos sobre negociações internacionais como questões não tarifárias, propriedade intelectual, regulamentos técnicos, sustentabilidade, mudanças climáticas, temas sanitários e fitossanitários, além dos trabalhos de promoção dos produtos brasileiros para ampliar e conquistar novos mercados e atrair investimentos e propostas comerciais em mercados estratégicos”, revela Matos.

De acordo com o diretor geral do Cecafé, foi criada uma comissão de especialistas do agro que vem apresentando e debatendo junto às entidades do setor a metodologia de trabalhos para consolidar as ações a serem adotadas para alcançar a meta para 2022. “O planejamento estratégico da ampliação e abertura de mercados para o agronegócio foi estabelecido na portaria 1564 do Mapa e essa ação é parte do andamento dos trabalhos”, conclui.