Consumo

Dados da Organização Internacional do Café (OIC, sigla em inglês) apontam que o consumo mundial de café ultrapassa 150 milhões de sacas de 60 quilos por ano e vem registrando um crescimento anual de 2,5%. O Brasil é o segundo maior consumidor da bebida do mundo, atrás apenas dos EUA, que consome anualmente 24 milhões de sacas. No ano passado, os brasileiros demandaram 20,5 milhões de sacas, uma ligeira alta em relação ao ano anterior, que computou 20,3 milhões de sacas.

O consumo brasileiro per capita, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), é de 6,12 quilos de café verde em grão – o equivalente a 4,9 quilos de café torrado e moído ou 81 litros da bebida. Um pesquisa da Euromonitor, encomendada pela Abic, mostra que em meio à crise econômica de 2016, o consumo da bebida continua elevado em mais de 50% dos lares pesquisados. Abaixo os principais tópicos do levantamento:

  • Entre os consumidores que não serão afetados pela crise, 58% manterão o consumo e a marca atual;
  • Entre os consumidores que podem ser afetados pela crise, 41% manterão o consumo, mas podem migrar para marcas mais baratas;
  • Apesar das pessoas acreditarem que a crise não afetará o consumo, a parcela mais jovem e abaixo dos 30 anos poderá ter seu consumo afetado. Estes são os que consomem preferencialmente fora do lar;
  • A pesquisa projeta um crescimento do consumo, em volume, para 24 milhões de sacas em 2019;
  • Consumidor fora do lar é o que mais procura por café de qualidade. A desaceleração econômica impactou este consumo, que poderá se recuperar no segundo semestre de 2016;
  • Café moído e cápsulas são as estrelas do consumo dentro do lar, sendo que o café em pó representa 81% do volume total consumido e as cápsulas 0,6% em 2014, mas pode dobrar até 2019;
  • Espera-se que o mercado de cápsulas triplique em valor até 2019, atingindo R$ 3,0 bilhões;
  • Consumidores declaram que desejam praticidade, qualidade e diversidade no café, e a praticidade das cápsulas tem capturado os consumidores especialmente no consumo dentro do lar;
  • 89% dos consumidores acima de 60 anos bebem café diariamente. Os jovens de 16 a 20 anos, têm frequência diária de 49%, com média geral de 3,7 xícaras/dia.

Abaixo, os maiores mercados consumidores de café, segundo a Euromonitor.

Consumo per capita de café (2015)

País Consumo (kg/ano)
Finlândia 10,0
Suécia 8,0
Noruega 6,8
Eslovênia 6,3
Países Baixos 6,1