Comun 058-2023
O presente comunicado destina-se ao uso consultivo e exclusivo dos associados do Cecafé. Por conter informações confidenciais, são vedadas a divulgação e utilização indevida desse material.
Senhores Associados,
É com grande satisfação que anunciamos a parceria do CECAFÉ com a startup de tecnologia no segmento logístico Ellox Digital (https://elloxdigital.com.br/), que visa ao compartilhamento do módulo Detention Zero (DTZ) aos nossos associados.

A startup Ellox Digital atua no setor logístico, desde 2019, com o propósito de tornar digital o processo de exportação, ajudando os exportadores na gestão da cadeia logística internacional, desde o gerenciamento de pedidos de venda, despacho aduaneiro e o tracking da carga até o seu destino final, aplicando tecnologia nas diversas etapas do processo.
Nessa parceria firmada entre o CECAFÉ e a Ellox Digital, a startup disponibilizará aos nossos associados o módulo Detention Zero (DTZ), que captura automaticamente as informações da programação dos navios nos terminais portuários, como as datas dos navios, abertura de gate, deadline de carga, ETA (Estimated Time of Arrival), data da atracação e saída, guardando o histórico e evidências para contestação de cobranças indevidas.
Por meio desse módulo DTZ, o associado terá a tranquilidade de obter evidências (dados e prints dos sites dos terminais), colhidas de forma automáticas, 4 (quatro) vezes ao dia, através de robôs (web crawler), contendo informações dos terminais portuários de Santos Brasil, BTP, DPWorld e Multi-Rio, sem a necessidade de disponibilizar uma pessoa exclusiva para tal atividade. Além disso, a Ellox Digital assumiu o compromisso de ampliar a captura dos dados para os terminais de Sepetiba (RJ), Vitória (ES) e Salvador (BA).
Essa parceria teve por objetivo facilitar a obtenção de provas e evidenciar as causas sobre as cobranças de armazenagem adicional e detentions aos exportadores de café, provocados pelo adiamento dos embarques ou pelos atrasos de navios por parte dos transportadores marítimos, e utilizá-las para denúncias na Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ).
Com relação à ANTAQ, em reunião realizada na semana passada, em Brasília (DF), nota-se claramente a postura da Agência quanto à falta de informação e provas a respeito das causas das cobranças. No encontro, juntamente com outras associações dos usuários de carga e o escritório de advocacia Agripino & Ferreira, o CECAFÉ defendeu a continuidade de uma agenda positiva, visando aprimorar a regulação e coibir abusos, e se comprometeu a fornecer os dados mensais do DTZ, referente ao café, para a Agência Reguladora.
Em relação à contrapartida no fornecimento gratuito do DTZ, a Ellox Digital propõe um success fee de 5% no valor de cada processo de denúncia efetuado na ANTAQ, pagos pela associada apenas no caso de êxito e se comprovada a utilização das informações do DTZ como prova documental pelo denunciante.
Dessa forma, solicitamos a manifestação dos associados interessados no módulo Detention Zero (DTZ) através do e-mail cecafe@elloxdigital.com, para que a startup possa efetuar o cadastro e orientá-lo quanto aos procedimentos para a obtenção das informações dos terminais.
Ressaltamos que, sem comprovações consistentes, a ANTAQ seguirá pacífica sobre a temática e os usuários continuarão pagando as elevadas cobranças de armazenagem adicional e detentions. Portanto, trata-se de grande oportunidade para mostrar a importância do aprimoramento da regulação à ANTAQ e contamos com o apoio dos associados.
Sem mais para o momento, seguimos à disposição de nossos associados.
Atenciosamente,
Eduardo Heron Santos
Diretor Técnico
Deixar um comentário