Em parceria com a CBN Benefícios, entidade realizou palestra sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença

Desde 1990, o mês de outubro é sinônimo de alerta a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), além de atuar em prol da cafeicultura e da promoção internacional da sustentabilidade cafeeira, mantém foco nos aspectos social e de saúde de seus profissionais, por isso realizou, ontem, 5 de outubro, em parceria com a CBN Benefício, a palestra “Outubro Rosa: Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama”.

A apresentação on-line, para funcionários do Cecafé e suas famílias, foi realizada pela Dra. Sylvia Collyer, diretora de Qualidade de Vida e Bem-estar na CBN Benefícios, que explicou que o câncer de mama é o tipo de neoplasia maligna mais incidente no mundo e que, no Brasil, é o mais frequente nas mulheres, com cerca de 60 mil casos novos por ano.

Ela apresentou quais são os sintomas da doença, manifestou a importância do autoexame de mama, explicou como é feito o diagnóstico e com que frequência devem ser feitos os exames de rotina para que as mulheres possam se prevenir e, se for o caso, detectar o quanto antes a enfermidade para tratá-la, considerando que cerca de 90% dos casos, em estágio inicial, têm cura.

Dra. Sylvia revelou que o câncer é determinado por relações genéticas, psicológicas, imunológicas e ambientais, sendo um dos fatores mais significativos o estresse crônico, desenvolvido por meio de um ritmo de vida desgastante, pequenas e constantes frustrações e elevada excitação emocional negativa.

Em um dos levantamentos realizados pela médica, em entrevista com 40 mulheres com câncer de mama, útero e ovário atendidas no Centro Regional de Oncologia, em Bauru (SP), verificou-se que 87,5% das pacientes, nos 10 anos anteriores à doença, passaram por eventos considerados importantes na área familiar, envolvendo perdas afetivas e financeiras.

Diante desse cenário, Dra. Sylvia reforçou a necessidade de se cuidar da saúde emocional, da mente e do corpo, dedicando mais tempo a boas leituras, ouvir músicas, desenvolver a tolerância e a flexibilidade, alimentar-se bem, praticar exercícios e desenvolver relacionamentos saudáveis e prazerosos, com foco em qualidade de vida.

A palestra foi idealizada pela gestora Administrativa e Financeira do Cecafé, Leda Oikawa, em conjunto com a CBN Benefícios, com o objetivo de fortalecer o alerta às mulheres e a suas famílias sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

“Abraçar o Outubro Rosa é uma forma que identificamos de demonstrar amor a todas nós, mulheres, e a nossas famílias. O Cecafé sempre apoiará e incentivará campanhas com esse papel de ajuda na conscientização e prevenção do câncer de mama, assim como outras iniciativas que contribuam com a saúde e o bem-estar de nossos funcionários e seus familiares”, conclui.

Mais informações à imprensa
Gestão de Comunicação – Cecafé
Paulo André Kawasaki
(61) 98114-6632 / pauloandre@cecafe.com.br