Programa Semear, da Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil, impulsiona sucessão familiar com práticas ESG na cafeicultura

Como um dos parceiros apoiadores, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) esteve presente na “Mostra Final de Projetos” do Programa Semear, iniciativa da Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil para desenvolvimento de jovens líderes, que ocorreu, no dia 31 de outubro, em Lavras (MG), na região do Campo das Vertentes.
O encontro marcou o encerramento da segunda etapa do Programa Semear, que foi composta por um processo de mentoria oferecida ao longo do último ano, a partir de grupos de trabalho coordenados por especialistas, os quais desenvolveram as seguintes temáticas: i) gestão de negócios com ênfase em projetos; ii) tecnologia e inteligência artificial no campo; iii) empreendedorismo jovem; iv) cafeicultura e mudanças climáticas; v) qualidade do café e comercialização; vi) agro diversidade (pecuária de leite e corte e produção de grãos).

Jovens participantes e mentores do Programa Semear.
Quatro grupos apresentaram propostas de projetos com temáticas alinhadas com as mentorias oferecidas, intitulados: a) inteligência artificial como ferramenta na gestão e nas boas práticas agrícolas na cafeicultura familiar; b) jovem gestor rural; c) origem jovem; e d) resistência cultural.
Os projetos foram avaliados quanto a apresentação, viabilidade de execução, alcance, impacto na comunidade e desenvolvimento individual.

Maiza de Oliveira, Felipe Bento e Joice Coelho, membros do grupo vencedor com o projeto Origem Jovem.
O projeto “Origem Jovem” foi o grande premiado neste encontro. Elaborado por Maiza de Oliveira, Joice Coelho e Felipe Bento, este projeto tem como objetivo valorizar o trabalho e estimular a permanência de jovens na cafeicultura por meio da organização de um concurso de qualidade de cafés exclusivo para jovens cafeicultores.
Durante o encontro, também houve o reconhecimento dos alunos quanto à participação e ao desenvolvimento durante o programa. Nesse sentido, Mariana Avelar foi eleita a “Aluna Destaque”.

Mariana Avelar, “Aluna Destaque” do Programa Semear.
O Programa Semear teve início em 2024, tendo como público-alvo jovens de 16 a 29 anos da região do Campo das Vertentes, com o objetivo de prepará-los para que tomem decisões informados e ajam como modelos em suas comunidades.
“De forma dinâmica, a iniciativa aborda as oportunidades que a permanência no campo proporciona aos jovens. Além disso, oferece ferramentas para formação e reconhecimento das lideranças juvenis na cadeia produtiva do café, posicionando-as como protagonistas de um movimento de inovação e melhoria contínua das práticas de governança socioambiental da cafeicultura brasileira”, conclui Bianca de Almeida Machado, analista de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RSS) do Cecafé.
Deixar um comentário