Porto Seco Sul de Minas e LIV Logística destacarão soluções estruturais e tecnológicas, que elevam o padrão da cadeia cafeeira do campo à exportação, no 10º Coffee Dinner & Summit

LIV Logística se destaca com inovação no processo de rebenefício com adoção de maquinários da Bühler (foto: divulgação).

O café é mais do que uma commodity, é um alimento que exige rastreabilidade, controle de qualidade e processos logísticos rigorosos. Com essa visão, o Porto Seco Sul de Minas e a LIV Logística marcarão presença no 10º Coffee Dinner & Summit, que será realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), de 2 a 4 de julho, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP). Como patrocinadoras do evento, as empresas reforçam seu papel na transformação da cadeia cafeeira ao apresentarem uma infraestrutura moderna e soluções tecnológicas que asseguram eficiência, segurança e integridade ao produto em todas as etapas da logística.

A LIV Logística vem se destacando com um projeto robusto de inovação no processo de rebenefício. Entre as iniciativas, está a adoção de maquinários de ponta da multinacional Bühler. São máquinas enclausuradas com sistema de captação de pó, que minimizam os impactos ambientais e tornam a operação mais limpa e eficiente, oferecendo, ainda, 50% mais eficácia e qualidade em comparação às opções disponíveis no mercado. Os fluxos também serão completamente automatizados, gerando uma maior eficiência e controle do resultado. Com foco no armazenamento e gestão do café verde, a LIV alia tecnologia e transparência, promovendo uma logística cada vez mais responsável e alinhada às exigências do mercado.

“Percebemos que o maquinário de café não tinha inovação, então buscamos tecnologia em outras sementes, e foi aí que nasceu o projeto de ampliar a empresa. Nosso maquinário, hoje, é o mais tecnológico do mundo em café, onde temos uma parceria com a Bühler em todo o processamento de última geração. Por ser uma família tradicional no segmento, com mais de 130 anos de história, acreditamos que o café é um alimento, mas, atualmente, ele não é tratado com esse cuidado pelos armazéns. Então, estamos preparando toda a infraestrutura da empresa para ser um armazém alimento, focado no alimento café.”, destaca Matheus Paiva, diretor da LIV Logística e diretor de Café do Porto Seco Sul de Minas.

Já o Porto Seco Sul de Minas aposta fortemente na ampliação de sua infraestrutura para atender às novas demandas do setor cafeeiro. A empresa, que possui o primeiro armazém climatizado para café no Brasil, investiu, este ano, R$ 70 milhões em sua ampliação, na qual terá sua capacidade aumentada, maquinário totalmente automatizado, capaz de embarcar até 40 mil sacas de café por dia. A iniciativa responde diretamente a um cenário de mercado cada vez mais dinâmico e que exige estruturas com grande capacidade de recebimento e embarque, garantindo agilidade, qualidade e segurança no escoamento da produção.

EVENTO CARBONO ZERO
Honrando seu pilar de atuação voltado a responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e segurança alimentar, o Cecafé obteve o Selo Verde da startup de reflorestamento Ecooar Biodiversidade para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) com a realização do 10º Coffee Dinner & Summit.

Através do cálculo das emissões de carbono geradas nos três dias do evento, a entidade compensou mais de 9,8 toneladas de CO2 e equivalentes através do plantio de 69 árvores nativas, contribuindo para o reflorestamento e a regeneração da biodiversidade em Áreas de Preservação Permanente (APP) na Fazenda do Lobo, produtora de café especial em Três Corações (MG).

COFFEE DINNER & SUMMIT
Realizado pelo Cecafé, o evento se destaca como um dos principais fóruns globais do setor cafeeiro, reunindo, a cada dois anos, mais de mil pessoas e líderes de todos os segmentos da cafeicultura brasileira e mundial, além de autoridades governamentais. O intuito é promover a prospecção de negócios, criar oportunidades comerciais, compartilhar experiências e fazer networking, aproximando players do agronegócio e apaixonados pelo café em um ambiente espaçoso e aconchegante.

Sob o tema “O futuro do fluxo do comércio: protagonismo e liderança dos cafés do Brasil”, a 10ª edição do Coffee Dinner & Summit tem por objetivo promover o debate e a reflexão sobre os desafios econômicos, climáticos, socioambientais, regulatórios e logísticos, que trazem desafios e oportunidades às nações cafeeiras, principalmente ao maior produtor mundial de café, o Brasil, no que se refere a iniciativas sustentáveis estruturadas sob critérios ESG e o abastecimento global, na expectativa de analisar o futuro do fluxo do comércio. Os interessados podem obter mais informações e realizar suas inscrições no site https://coffeedinner.com.br/.

SOBRE O PORTO SECO SUL DE MINAS
A empresa possui cerca de 50 anos de experiência na prestação de serviços de armazenagem e movimentação de cargas gerais. O Porto Seco Sul de Minas foi pioneiro na prestação de serviços aduaneiros no interior do Brasil e, atualmente, possui licença para operar como Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA) dentro do condomínio Citlog, em Varginha (MG). Possui o primeiro armazém climatizado do Brasil para café, com controle de temperatura e umidade, e uma previsão para expansão de 20 mil m², totalizando 24 mil m² de área climatizada. Também está em construção o novo maquinário de alta tecnologia e automação para recebimento e embarque do grão, que entrará em funcionamento em 2026.

SOBRE A LIV LOGÍSTICA
Localizada no berço do café brasileiro, em Varginha, sul de Minas Gerais, a LIV é especializada nos processos de grãos há 10 anos. Realiza todo o fluxo do café verde: recebimento, armazenagem, rebenefício, expedição e marcação de sacaria. Conta com uma estrutura de grande porte, com capacidade para 640 mil sacas de café e área para expansão. Possui uma operação limpa e eficiente, de alta tecnologia, através da recente implantação do maquinário da multinacional Bühler, com processamento de última geração.

Mais informações à imprensa:

LIV Logística / Porto Seco Sul de Minas
Anelise Carvalho Elizei
(35) 99911-8474

Cecafé – Gerência de Comunicação
Paulo André C. Kawasaki
(61) 98114-6632 / pauloandre@cecafe.com.br