Programa Semear, da Fundação Neumann do Brasil, impulsiona sucessão familiar com práticas ESG na cafeicultura

Como um dos parceiros apoiadores do programa, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou do II Encontro de Jovens da Fundação Neumann do Brasil, em Lavras (MG), ontem, 29 de agosto. O evento teve como objetivo gerar aprendizado, inspirar e proporcionar conexões aos jovens da região cafeeira Campo das Vertentes.

Os temas abordados foram: (i) liderança e protagonismo juvenil no meio rural, embasados nos pilares de sustentabilidade, inovação e motivação; (ii) sucessão familiar, utilizando a inteligência emocional como ferramenta para garantir uma transição harmoniosa na gestão da propriedade rural; e (iii) o futuro das carreiras e as competências fundamentais ao profissional do futuro.

A iniciativa marcou o lançamento do Programa Semear, da Fundação Neumann do Brasil, que tem como público-alvo os jovens de 16 a 29 anos da região de Campo das Vertentes. “Nos próximos três anos, os jovens terão acesso a capacitações, networking e mentorias, com o objetivo de retornarem o conhecimento adquirido às suas comunidades, via desenvolvimento de projetos de impacto local”, revela Silvia Pizzol, diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Cecafé.

Conforme ela, a etapa de 2024 será focada na formação profissional e de vida dos jovens, a partir de treinamentos on-line da Fundação Neumann Brasil sobre liderança, habilidades interpessoais e atividades técnicas específicas.

A segunda etapa envolve o processo de mentoria, uma jornada de orientação aos jovens, que ocorrerá em 2025, a partir de grupos de trabalho coordenados por especialistas, os quais desenvolverão as temáticas: i) sucessão familiar com inteligência emocional; ii) gestão de negócios com ênfase em projetos; iii) tecnologia e inteligência artificial no campo; iv) empreendedorismo jovem; v) cafeicultura e mudanças climáticas, gestão financeira, qualidade do café e comercialização; vi) agro diversidade (pecuária de leite e corte e produção de grãos).

“O programa aborda, de forma dinâmica, as grandes oportunidades que a permanência no campo proporciona aos jovens. Além disso, oferece ferramentas para a formação e reconhecimento das lideranças juvenis no setor cafeeiro, posicionando-as como protagonistas de um movimento de inovação e melhoria contínua das práticas de governança socioambiental da cafeicultura brasileira. Todas essas temáticas estão alinhadas com alguns dos pilares de atuação do Cecafé, o que nos incentiva a ser parceiros do Programa Semear”, conclui Silvia.