União Europeia e Brasil.

Comprometidos na comercialização de cafés sustentáveis!

A Europa é um dos maiores consumidores e importadores de café do mundo.  Em função de ser um player tão relevante no mercado global de café, as regras impostas pelo governo da EU às empresas que comercializam café em seu território têm impacto global, pois afetam toda a cadeia de abastecimento, incluindo produtores e exportadores de países terceiros, como o Brasil.
EUDR CDB

Cafés do Brasil.

Comprometido na comercialização de cafés sustentáveis para a União Europeia e o mundo!

A Europa é um dos maiores consumidores e importadores de café do mundo. O novo regulamento EUDR da União Europeia têm impacto global e traz exigências para todo o elo da cadeia, incluindo as nações produtoras e exportadoras, em razão da Devida Diligência requerida pelo EUDR. Este site apresenta as principais informações referentes ao EUDR que produtores, exportadores e importadores precisam saber. E mostra também como o Brasil vem se preparando para atender as obrigações do novo regulamento, trabalhando arduamente para garantir o abastecimento desse importante mercado com os cafés brasileiros.

EUDR CDB

Cecafé e Serasa Experian.

A nova tecnologia aliada aos exportadores do café brasileiro.

Com a contratação do Smart ESG pelo CECAFÉ, solução desenvolvida pela Serasa Experian, a primeira e maior Datatech do Brasil, os exportadores associados poderão verificar se o café se originou de área desmatada, após 31/12/2020, e extrair os dados de geolocalização requeridos pela EUDR, por meio de consultas efetuadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) na plataforma, permitindo que o Brasil esteja preparado para atender às exigências da nova regulação europeia.

EUDR CDB

Perguntas e respostas.

Confira as principais dúvidas e respostas sobre a EUDR.

Para facilitar o entendimento das novas regras europeias, o Cecafé lidera uma campanha para informar sobre EUDR e suas implicações ao comércio de café do Brasil, disponibilizando uma área no site de perguntas e respostas destinados à produtores, exportadores e importadores.
EUDR CDB

O novo regulamento (EUDR) destinado a promover a importação e comercialização de produtos livres de desmatamento é parte do Pacto Verde Europeu (Green Deal), como estratégia de combate às mudanças climáticas. O EUDR impõe que as empresas europeias realizem a devida diligência ao longo de suas cadeias de abastecimento para garantir que produtos originados de área desmatada, a partir de 31/12/2020, não sejam internalizados e comercializados em território europeu.

Embora haja muitos desafios com o novo regulamento europeu, o Brasil vem empenhando esforços, por meio do comércio exportador, para atender a ele e à demanda do bloco europeu, garantindo o abastecimento de nossos importadores nesse importante mercado ao oferecer cafés de diversas qualidades e produzidos de maneira sustentável, com respeito ao meio ambiente e às pessoas.

Trazer mais transparência para as boas práticas socioambientais adotadas nas regiões cafeicultoras brasileiras é uma oportunidade de demonstrar ao mundo que os Cafés do Brasil são e estão na vanguarda da sustentabilidade global, considerando suas três dimensões: ambiental, social e econômica.

O Cecafé lidera o desafio de defender o café brasileiro no exterior e promover a conscientização interna, por meio de campanhas digitais informativas e instrutivas sobre o novo regulamento da União Europeia, levando conhecimento e esclarecimentos aos produtores e exportadores brasileiros de café. Essa iniciativa de comunicação também visa demonstrar aos importadores europeus a plataforma adotada pelo comércio exportador e os procedimentos adotados no Brasil para atender ao EUDR.

O que é o EUDR?

img oque e eudr

O EUDR (Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Áreas Desflorestadas) é uma legislação da União Europeia (UE) que proíbe a importação e o comércio no bloco europeu de determinados produtos provenientes de áreas desmatadas após 31/12/2020.

O objetivo principal é reduzir o impacto do desmatamento global, garantindo que apenas produtos livres de desmatamento e em conformidade com práticas sustentáveis cheguem aos consumidores dos 27 países-membros da UE. O regulamento entrou em vigor em junho de 2023 e abrange uma variedade de produtos além do café, como soja, cacau, óleo de palma, carne bovina, borracha, madeira e outros produtos derivados destes.

Produtor e exportador de café brasileiro

Considerando que cerca de 47% dos cafés brasileiros são destinados à União Europeia, a conformidade de origem com os requerimentos do EUDR é fundamental para os cafés do Brasil. Primeiro, ela garante acesso ao mercado europeu, um dos maiores consumidores de café do mundo. Não atender às exigências do EUDR é impedir ao café brasileiro tal acesso. A conformidade com o regulamento ajuda a reduzir esse risco e a garantir a continuidade das operações com a União Europeia.

Além disso, oferece uma grande oportunidade para o Brasil consolidar a sua imagem e liderança no fornecimento de cafés sustentáveis, demonstrando o seu engajamento com a preservação ambiental e a produção com respeito às pessoas, e criando expectativas positivas de negócios presentes e futuros.

Um homem usando um chapéu preto está em pé em meio a plantas de café, segurando galhos com cerejas vermelhas maduras.
harvesting coffee berries by agriculture coffee b 2023 11 27 05 36 50 utc 1

Importador e comprador europeu de café brasileiro

O café brasileiro é cultivado a partir de um compromisso sólido com a sustentabilidade! Por meio de pesquisa, tecnologia, adoção de boas práticas e de rigorosas leis ambientais existentes no país, o café brasileiro está a cada dia se adequando e se preparando para atender às crescentes demandas e exigências globais, oferecendo grãos de diversas qualidades, produzidos com respeito ao meio ambiente e às pessoas. Ao escolherem o café brasileiro, os importadores e compradores europeus oferecem aos seus consumidores a excepcional qualidade proveniente de diferentes regiões produtoras, com plantios e colheitas realizadas de forma sustentável e em conformidade com as mais recentes regulamentações ambientais, incluindo o EUDR.

Café brasileiro: sustentabilidade semeada com transparência, paixão, tecnologia e responsabilidade socioambiental.

Para apoiar os processos de devida diligência socioambiental realizados pelas empresas exportadoras, o Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – firmou uma parceria com a Serasa Experian, a primeira e maior Datatech do Brasil. Por meio da Smart ESG, uma solução da Serasa Experian, os exportadores brasileiros podem verificar e monitorar informações socioambientais de propriedades rurais, identificando aquelas que atendem aos requisitos do regulamento EUDR, além de extrair os dados de geolocalização.

CECAFE EUDR FINAL8 1

FLUXO EUDR

Plataforma Smart ESG
da Serasa Experian

Por meio de dados públicos oficiais do governo brasileiro e o protocolo EUDR criado na plataforma Smart ESG da Serasa Experian, o exportador verifica e monitora a propriedade rural com o objetivo de identificar o Compliance do estabelecimento com a EUDR.
Asset 4@2x 8
Frame 14

Verificação de Compliance EUDR da Propriedade

Por meio de protocolo EUDR criado na plataforma Smart ESG, o exportador associado do CECAFÉ verifica os dados e o compliance da propriedade rural com a nova regulação europeia, monitorando o estabelecimento durante todo o processo, até o embarque.
Asset 3@2x 8
Frame 16

Armazenagem

Os produtos adquiridos pelo exportador seguem para a armazenagem, com a devida identificação das propriedades que atendem as exigências EUDR e suas respectivas geolocalização.
Asset 2@2x 8
Frame 17 e1723584829206

Exportação à União Europeia

Somente são estufados para exportação à União Europeia os contêineres com café que atenderam ao protocolo EUDR, verificados e identificados nas etapas 1 e 2.
Asset 4@2x 8
Frame 14

Verificação de Compliance EUDR da Propriedade

Por meio de protocolo EUDR criado na plataforma Smart ESG, o exportador associado do CECAFÉ verifica os dados e o compliance da propriedade rural com a nova regulação europeia, monitorando o estabelecimento durante todo o processo, até o embarque.
Asset 3@2x 8
Frame 16

Armazenagem

Os produtos adquiridos pelo exportador seguem para a armazenagem, com a devida identificação das propriedades que atendem as exigências EUDR e suas respectivas geolocalização.
Asset 2@2x 8
Frame 17 e1723584829206

Exportação à União Europeia

Somente são estufados para exportação à União Europeia os contêineres com café que atenderam ao protocolo EUDR, verificados e identificados nas etapas 1 e 2.