Importador e
torrefador europeu

Veja como o comércio exportador de café do Brasil, ciente do EUDR, está trabalhando para atender a este novo regulamento europeu.

EUDR CDB

Antes do EUDR, leia sobre o CAR

Desde 2012, o Brasil possui o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. Instituído pela Lei 12.651/2012, artigo 29, o CAR reúne informações ambientais das propriedades rurais, incluindo Áreas de Preservação Permanente (APP), áreas de uso restrito, áreas de Reserva Legal, áreas remanescentes de florestas e outras formas de vegetação nativa, além das áreas consolidadas.

Assim, ao escolherem o café brasileiro, os importadores e torrefadores europeus não apenas oferecem aos seus consumidores um grão de qualidade excepcional, mas também transmitem a mensagem de que o café tem origem em propriedades comprometidas com a produção sustentável, cultivadas e colhidas por produtores conscientes das regulamentações ambientais brasileiras e do EUDR.

Brasil, onde a tecnologia
também dá frutos.

EUDR com monitoramento digital.

Para que a sustentabilidade continue sendo um dos principais sabores do café brasileiro, o Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, firmou parceria com a Serasa Experian, a primeira e maior Datatech do Brasil.

Essa parceria possibilita o acesso e o monitoramento das propriedades rurais, por meio da solução digital Smart ESG, uma plataforma em que os exportadores associados ao Cecafé podem obter indicadores socioambientais e dados detalhados de bases públicas oficiais sobre as áreas das quais se originaram seus cafés.

Em 2023, a plataforma incorporou o protocolo do Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) como indicador-chave, baseado em bases de dados públicas oficiais do governo brasileiro e em sistemas de monitoramento de desmatamento nos biomas do Brasil, como o Prodes e o Mapbiomas Alerta.

Essas informações não apenas facilitam o monitoramento das propriedades, mas também geram inteligência para incentivar e apoiar as regularizações socioambientais que sejam necessárias, ajudando a reduzir o impacto ambiental e a aumentar a sustentabilidade da produção de café no Brasil.

Conte com transparência e sustentabilidade na
importação de café brasileiro.

Quem pode utilizar o Smart ESG?

A solução Smart ESG destina-se exclusivamente aos exportadores brasileiros associados do Cecafé que aderirem à plataforma da Serasa Experian. Cada exportador é responsável pela geração e compartilhamento de dados com seus clientes importadores e torrefadores europeus.