Desde 1999, o CECAFÉ atua com êxito na representação e na defesa dos interesses dos exportadores de café. De maneira eficaz, dinâmica e contextualizada, o CECAFÉ vem buscando participar ativamente das discussões globais sobre sustentabilidade, com o objetivo de aprimorar e ampliar os Programas de Responsabilidade Social e de Sustentabilidade.

Ao longo de 2017, com a participação direta do Comitê de Sustentabilidade e do Conselho Deliberativo, as iniciativas propostas estão se consolidando em ações concretas para a avaliação dos avanços sociais, ambientais e econômicos, visando a promoção da sustentabilidade dos Cafés do Brasil no mundo. Para tanto, foram ampliadas as parcerias com o comércio exportador, instituições de pesquisa e ensino, empresas públicas e privadas, ONGs e associações.

De acordo com a estratégia apresentada e conforme decisão do Conselho Deliberativo em reunião realizada no dia 06 de dezembro de 2017, o CECAFÉ oficializou a proposta de lançamento do IDEXCafé – Indicadores de Desempenho do Setor Exportador de Café Verde do Brasil.

O IDEXCafé tem como objetivo monitorar e promover as diversas ações de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no âmbito do comércio exportador de café. Para tanto, a equipe de Tecnologia da Informação do CECAFÉ desenvolveu um Sistema com vistas à segurança e sigilo das informações, buscando a divulgação de dados consolidados do setor exportador.

O Sistema está disponível a todos os associados do CECAFÉ, por meio do seguinte link:

Destaca-se que os resultados, a serem apresentados sempre de forma consolidada refletindo estritamente o setor exportador de café, contribuirão para uma ampla avaliação e divulgação das ações do nosso setor em relação à Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

A partir da consolidação do IDEXCafé e dos Indicadores de Desempenho dos Programas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do CECAFÉ, será publicado o primeiro Relatório de Sustentabilidade do Setor Exportador de Café Verde do Brasil, buscando o monitoramento e evolução das ações, como referência para o processo de promoção comercial e estratégias de melhoria. O Relatório mostrará os investimentos sociais privados do setor, a amplitude dos beneficiados pelos Programas, organizações envolvidas, sendo uma ferramenta de marketing para todo o setor exportador, voltado aos mercados interno e externo.

No primeiro ano, a iniciativa contribuirá para uma avaliação criteriosa do diagnóstico e, nos períodos seguintes, para a observação em detalhes das evoluções em relação à adoção de boas práticas e demais ações positivas relacionadas ao público alvo, como colaboradores, as crianças, jovens e produtores rurais envolvidos.

A partir da análise dos resultados e com a avaliação das perspectivas e a possibilidade de formulação de estratégias, será realizado o Planejamento Estratégico do CECAFÉ, no período de 2018 a 2020, a ser implementado a partir de 2019, quando a entidade completará 20 anos de existência.

 

Marcos Matos – Diretor Geral do CECAFÉ