Desde 1999, o Cecafé atua com êxito na representação e na defesa dos interesses dos exportadores de café. Mais que uma entidade de representação, o Cecafé é uma plataforma consolidada de apoio ao exportador brasileiro de café, reconhecida no âmbito nacional e internacional.

De maneira eficaz, dinâmica e contextualizada, visando proteger os interesses comerciais dos exportadores de café, a entidade vem buscando participar ativamente das discussões nacionais e globais sobre sustentabilidade, com o objetivo de aprimorar e ampliar os seus programas.

Nesse sentido, reafirmando as importantes parcerias com o comércio exportador, instituições de pesquisa e ensino, empresas públicas e privadas, ONGs e associações, o Cecafé participará da Semana Internacional do Café (SIC), entre os dias 25 e 27 de outubro de 2017.

Desde 2013, a SIC se consolida como um dos principais eventos do setor cafeeiro, ao promover o café brasileiro. A semana recebe cerca de 13 mil pessoas anualmente, em Belo Horizonte, reunindo representantes de toda a cadeia, nacional e internacional. Além disso, a SIC contará com o Fórum Cafeicultura Sustentável, com palestras e painéis que tratarão especialmente do assunto.

A importância e visibilidade da SIC fornece a oportunidade de reunir instituições nacionais e internacionais para um stand multi-stakeholder. A ação do Cecafé é conjunta com a ONG americana CRS (Catholic Relief Services), o instituto Inpacto (Instituto Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo), a Fundação Neumann Brasil e a empresa 3 Corações.

Cada um dos parceiros possui ações distintas: a CRS atua na promoção do desenvolvimento sustentável de comunidades ao redor do mundo e a InPACTO tem como missão a erradicação do trabalho escravo nos diversos setores econômicos do Brasil. Já a Fundação Neumann possui suas raízes no agronegócio do café, promovendo o empoderamento dos produtores e suas famílias, assim como o Grupo 3 Corações, que emprega a sustentabilidade em suas operações.

Com o estabelecimento da Responsabilidade Social e Sustentabilidade como um de seus principais pilares, o Cecafé apresentará os seus programas e sua proposta de trabalho para os próximos anos, com base no fortalecimento de parcerias e a ampliação de ações em prol da sustentabilidade da cafeicultura brasileira. Dessa forma, é possível demonstrar como as parcerias potencializam nossos resultados e bem como promovemos o diálogo entre instituições diferentes com objetivos em comum.

O Cecafé reconhece os desafios no âmbito da sustentabilidade e entende que a forma de superá-los é através da união de forças e expertises. Ao avançarmos em conjunto, seremos capazes de aumentar a resiliência do café nacional e continuar como potência mundial no setor.

Relembre abaixo os principais Programas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Cecafé. Essas iniciativas estão abertas para todos nossos associados e representantes da cadeia do café que desejarem se engajar conosco nessa missão de suma importância.

1 – Produtor Informado:

O Produtor Informado visa levar a conhecimento e inclusão digital aos produtores, destacando as boas práticas agrícolas com o objetivo de aumentar a produtividade, rentabilidade e qualidade dos cafés por meio do acesso à informação e orientação. Foi criado em 2006 pelo Cecafé e inicialmente foi concebido para inclusão digital de cafeicultores, por meio do ensino básico de informática nas salas do Criança do Café na Escola.

Desde 2015, em parceria com a Plataforma Global do Café, o Programa foi expandido, contendo 14 aulas com duração de 2h/aula, sendo 6 aulas de informática básica e 8 aulas de Boas Práticas Agrícolas (baseadas no Currículo de Sustentabilidade do Café) com apostila e material de apoio. Cerca de 4.100 produtores foram formados desde o início do programa, sendo 1.500 previstos em 2017.

 

2 – Projeto Coffee Table

Atento às demandas internacionais para o setor, o Cecafé passou a apoiar o Projeto Coffee Table a convite do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo – InPACTO e da Catholic Relief Services – CRS. A iniciativa visa promover aspectos de transparência e promoção do trabalho decente no setor cafeeiro do Brasil e conta com o apoio de certificadoras, governos e importantes torrefadores internacionais.

Com foco de atuação em Minas Gerais, o primeiro esforço será fazer uma sensibilização sobre questões sociais relativas à produção de café na região e fazer a mobilização de governos, empresas e sociedade civil, para o estabelecimento de uma agenda comum voltada à melhoria das condições de trabalho. O Brasil é líder absoluto no mercado mundial de café, reconhecido como maior exportador de café sustentável no âmbito global. Nesse sentido, o objetivo da citada parceria é contribuir para que o setor cafeeiro brasileiro se consolide como referência mundial de cadeia produtiva socialmente sustentável.

 

3 – Café Seguro

O Café Seguro é um programa que visa conscientizar e orientar o produtor de café sobre os cuidados na produção que garantam um grão livre de contaminantes, diante das crescentes exigências do mercado, tanto interno quanto externo. O programa foi criado em 2006 com o objetivo de evitar problemas relacionados aos resíduos de agroquímicos acima dos limites toleráveis nos grãos de café, observado as exigências dos mercados importadores. Foram alcançados mais de 10 mil produtores, por meio de materiais didáticos e dias de campo, contando com a parceria da Cooxupé, SINDIVEG, CNC, CNA, SENAR-PR, MAPA e Embrapa Café.

O Programa foi reativado em 2017 como ferramenta para superar os desafios fitossanitários que se apresentam nos dias de hoje – com destaque para a broca do café – por meio de uma ampla discussão com todos os representantes das entidades que compõem a cadeia produtiva para criar uma agenda de trabalho contínuo. Nesse sentido, os altos índices de infestações da broca têm trazido prejuízos ao setor, tornando necessária a análise da eficácia agronômica dos produtos registrados, tecnologia de aplicação, novas moléculas em processo de registro, bem como discussões regulatórias no âmbito da Anvisa.

 

Marcos Matos – Diretor Geral do CECAFÉ
Marjorie Miranda – Coord. de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do CECAFÉ