Home / Sobre o café / Curiosidades
Curiosidades 2016-05-02T15:11:45+00:00

Curiosidades

O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, só perde para água. A importância do grão é tão evidente no país, que a primeira refeição do dia dos brasileiros tem o nome de café da manhã. Em Portugal, a alimentação matinal recebe o nome de pequeno almoço e na Inglaterra é chamada de breakfast, que significa quebra do jejum.

Há duas variedades de café cultivadas no Brasil, o café arábica e o café robusta, também conhecido como conillon. O primeiro é mais delicado, não aceita muita umidade e precisa ser plantado em um terreno situado entre 600 metros e 2.000 metros de altitude. O segundo, como o próprio nome já diz, é um café mais robusto, mais resistente e se dá bem em altitudes compreendidas entre o nível do mar e 600 metros.

Enquanto o café arábica é muito utilizado em blends de alta qualidade, o café robusta é usado na indústria de café solúvel. Outra diferença é a quantidade de cafeína presente no grão. A primeira variedade tem 1,4%, já a segunda tem 2,5%. No entanto, a cafeína é solúvel em água quente. Trocando em miúdos, quem quiser ficar acordado deve evitar os métodos de extração a frio, como o duch coffee.

Origem

O café era incialmente consumido na forma de infusão. Mas diz a lenda que grãos maduros caíram na fogueira, enquanto pastores ferviam a água para preparar a bebida. Ao perceber o aroma agradável, eles resolveram fazer a bebida com os grãos torrados.

Cafeterias

O fruto foi descoberto na Etiópia e logo se disseminou pelos cultos religiosos do mundo árabe, já que a religião islâmica não permite o consumo de bebidas alcoólicas. Este fato impulsionou o surgimento de inúmeras Kaveh Kanes, locais especializados em servir café na cidade de Meca. Estas foram as primeiras cafeterias.

Outros usos

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) tem pesquisas sobre o óleo essencial extraído de grãos verdes de café. Estes estudos mostram que o produto possui propriedades cosméticas de hidratação e proteção da pele contra a radiação UVB. As cultivares Icatu Vermelho IAC 4045 e Mundo Novo IAC 376-4 são as mais promissoras para este fim.