Programa incentiva boas práticas agrícolas, com ênfase na sustentabilidade

 

Desde 2006, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), preocupado em auxiliar os produtores a otimizarem a gestão de suas propriedades e melhorarem a qualidade de seus cafés, criou o Programa Produtor Informado, que adota a utilização de computador e internet como ferramentas de apoio e busca por informação e boas práticas agrícolas.

“Nossa intenção é facilitar ou mesmo permitir o acesso dos produtores a informações sobre clima, preços, mercados, técnicas de produção, entre outras. Junto a esse acesso, estimulamos as boas práticas no campo para a produção de um café saudável e livre de contaminação, contribuindo, dessa forma, para aumentar a rentabilidade dos negócios do cafeicultor e garantir a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade da população rural”, destaca o diretor geral do Cecafé, Marcos Matos.

Em 2018, a largada do Produtor Informado foi dada ontem, 4 de julho, em Marechal Floriano, no Espírito Santo. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres), realizou o “Dia de Campo sobre Demonstração de Métodos e de Resultados da Cultura de Café Arábica”.

Segundo informações do Incaper, ocorreu na propriedade da família Krohling e contou com a participação de 30 agricultores. No curso “Produtor Informado em Sustentabilidade”, os cafeicultores tiveram acesso a conhecimentos teóricos que puderam ser observados na prática de campo, através de seis estações de trabalho.

Foram transmitidos ensinamentos desde a escolha da área para plantio, boas práticas agrícolas para se chegar a uma planta com produção e vegetação equilibrada, práticas de manejo do solo e da planta, manejo do café na colheita e pós-colheita, até os trabalhos em uma pequena torrefação na propriedade da família.

Em 2016, o Cecafé entendeu a necessidade de aprimoramento do projeto e, em parceria com a Plataforma Global do Café, ampliou a sua abrangência, direcionando-o à disseminação das boas práticas agrícolas, com ênfase na sustentabilidade. Essa parceria permitiu à entidade firmar parcerias com importantes atores da cafeicultura nacional, como ocorrido com o Incaper no evento de Marechal Floriano.