Nesta terça-feira, 12, o diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, participou de audiência pública da comissão mista que analisa a Medida Provisória 793/17, que permite a renegociação dos débitos dos produtores rurais com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) e reduz a alíquota dessa contribuição social a partir de 1º de janeiro de 2018.

O diretor geral do Cecafé explicou que a participação da entidade na audiência e nos encontros prévios é necessária para fazer o monitoramento e defender as 13 emendas propostas pelo setor exportador de café à MP 793, levando o posicionamento da exportação no âmbito da discussão das propostas da medida provisória.

Além do diretor geral do Cecafé, também foram convidados para o encontro representantes da Receita Federal do Brasil, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra).

O presidente da comissão mista é o senador Dário Berger e o vice-presidente o deputado Nilson Leitão, presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA). A relatora é a deputada Tereza Cristina (PSB-MS).