O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) realizou, no dia 6 de dezembro, na sede da entidade, em São Paulo (SP), reunião extraordinária de seu Conselho Deliberativo.

No encontro, os titulares do fórum presenciaram a apresentação de parecer e análise do ano fiscal de 2016, dos números parciais do orçamento de 2017 e debateram as diretrizes orçamentárias para o Plano de Trabalho de 2018.

Os conselheiros e diretores do Cecafé também analisaram a possibilidade de adesão da entidade ao Instituto Pensar Agro (IPA) e a continuidade do apoio ao Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF), além dos cenários relacionados a taxação e tributação do setor.

Segundo o diretor geral do Cecafé, Marcos Matos, todas as matérias deliberadas estão no âmbito dos Comitês de Logística/Portuário, Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Jurídico Tributário e Organizador do Coffee Dinner & Coffee Summit.

“Como encaminhamento, foram acordadas a impetração de uma ação cautelar para ressarcimento das despesas do Terminal Handling Charge (TCH) – taxa de manuseio da carga no terminal portuário –, adesão ao IPA e continuidade de apoio ao Cetcaf”, revela.