O presidente e o diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Nelson Carvalhaes e Marcos Mattos, respectivamente, reuniram-se, nesta sexta-feira, 15 de março, com o diretor do Departamento de Agronegócios do Ministério das Relações Exteriores (MRE), ministro Alexandre Ghisleni.

Convidado para oitava edição do tradicional “Coffee Dinner & Coffee Summit”, nos dias 28 e 29 de maio, em São Paulo (SP), o ministro confirmou sua participação e destacou a importância da parceria entre o MRE e o Cecafé na promoção do café brasileiro no mundo.

O Cecafé tem embasado a promoção internacional com o fornecimento de materiais técnicos e informações estratégicas com ênfase na preservação ambiental e no compromisso com questões sociais na cafeicultura brasileira, além de o Conselho se fazer presente em missões e nas principais feiras do setor no mundo.

Também foram tratados assuntos que demandam certa atenção e o Cecafé debateu com o MRE quais medidas são viáveis para saná-los. Nesse contexto, foram abordadas algumas matérias já bem encaminhadas, como os certificados de origem da OIC (Organização Internacional do Café), e também sobre o registro da marca Cafés do Brasil feito por uma empresa da Turquia, que tem acarretado preocupações e prejuízos aos exportadores brasileiros.