Atendendo a um convite do diretor do Departamento do Café, Cana de Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Silvio Farnese, o diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, participou, nesta quinta-feira (28), de reunião na sede da Pasta, em Brasília (DF), com as demais lideranças da cadeia produtiva.

O encontro teve o objetivo de analisar e discutir a estimativa de estoque de café da safra 2017, elaborada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e as projeções para produção, consumo e exportação até 2030, desenvolvida pelo Departamento de Economia da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Mapa.

No encontro, as lideranças foram informadas que os estoques privados de café do Brasil totalizavam aproximadamente 9,83 milhões de sacas de 60 kg, sendo 8,9 milhões referentes à variedade arábica e outras 868 mil sacas à conilon. Segundo a estatal, esse volume é 0,4% inferior ao registrado um ano antes, quando foram contabilizadas 9,87 milhões de sacas.