Na semana passada, o diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, participou de reunião do Grupo de Trabalho do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) responsável por analisar a renovação do parque cafeeiro no Brasil e a longevidade do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).

 

Os titulares do GT aprovaram uma proposta que recomenda reduzir a remuneração do agente financeiro praticado pelo Funcafé nas linhas de financiamento dos atuais 4,5% para até 3,5% ao ano. Outra matéria definida pelo grupo foi a criação de um projeto piloto regional para a renovação das lavouras de café, que projeta ser amparado por uma linha de crédito do Fundo e tenha acompanhamento contínuo de assistência técnica.

 

Segundo Matos, ambos projetos integrarão o relatório final do GT, que será encaminhado para o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC). Os titulares deste fórum analisarão o conteúdo recebido e deliberarão sobre a redução do spread e a renovação do parque cafeeiro nacional, definindo se é necessária e, em caso positivo, como será desenvolvido o projeto”, explica.

O GT é composto por representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho Nacional do Café (CNC), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café) e finalizou seus serviços no dia 10 de outubro.