O Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – marca presença na XXI edição do Seminário Internacional de Café de Santos, um dos mais importantes eventos nacionais do setor exportador cafeeiro, promovido pela Associação Comercial de Santos (ACS), e acontece de 4 a 5 de maio no Sofitel Jequitimar (Praia de Pernambuco – Guarujá – Litoral de São Paulo.

Durante o evento, o Cecafé, presente com um estande de 18 metros2, apresentará o resultado do novo Planejamento Estratégico desenvolvido pela entidade, que culminou na definição dos seus pilares estratégicos, missão, visão e valores, bem como a elaboração de 40 projetos que serão executados no triênio 2016-2018.

Entre as ações estratégicas planejadas está o aumento das publicações e dados estatísticos sobre o setor exportador, com acesso online pelo novo site da entidade, bem como a ampliação dos projetos que promovam a sustentabilidade do café brasileiro. Os visitantes também serão convidados a degustar uma bebida refrescante feita à base de café.

“Trata-se de um evento fundamental para o setor cafeeiro brasileiro. Nossa presença é mais uma oportunidade de mostrar aos visitantes do mundo todo a qualidade e a sustentabilidade do café brasileiro”, afirma Nelson Carvalhaes, presidente do Cecafé.

Segundo o executivo, um dos destaques do Cecafé durante o evento será o tema sustentabilidade, que contará com um espaço específico no estande. Nesta área serão exibidos dois filmes produzidos exclusivamente para lançamento no evento. O primeiro demonstra o conceito de sustentabilidade  aplicado na produção de café e seu impacto positivo nas esferas  econômico, social e ambiental. O segundo traz imagens das aulas e dos alunos do Projeto Produtor Informado, ressaltando a participação dos produtores familiares e trabalhadores rural com depoimentos sobre a importância do que é visto em aula para o dia a dia da lavoura. No primeiro semestre de 2016 serão 756 produtores formados pelo projeto, em 4 estados produtores: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rondônia, e futuramente, Paraná, Rio de Janeiro, também receberão o Projeto Produtor Informado.

A expectativa do projeto é atingir cerca de 1500 produtores de café até o final de 2016, em parceria com o Currículo de Sustentabilidade do Café e empresas de extensão rural, como EMATER e INCAPER, bem como outros parceiros, como Fundação Neuman, Cooxupé, IFES/AGRIFES, Via Verde e Cocapec.

Além disso, o Cecafé lança a nova identidade visual do seu selo de sustentabilidade, que servirá como uma chancela ao produto exportado de seus associados, que ao adotarem este carimbo estarão sinalizando aos seus clientes a aplicação de preceitos éticos e de respeito ao meio ambiente e à sociedade.

“O café brasileiro é sustentável em todo seu processo. Já avançamos muito em relação aos recursos ambientais, em especial da água e otimização do uso do solo e áreas de cultivo, além do aumento da produtividade por conta da adoção de tecnologias na lavoura, revertendo em aumento de renda em todos os elos da cadeia. Porém, sempre há oportunidades para o desenvolvimento e é fundamental o setor continuar investindo neste sentido”, completa o executivo.

Além do estande, o Cecafé também marcará presença no congresso. Luciana Florêncio, diretora-excutiva da entidade, será moderadora da mesa de debates sobre Visão do Mercado Interno Brasileiro, que acontecerá no dia 4 de maio, às 17h45. “O Brasil é o maior produtor e exportador mundial e ainda há muito espaço para explorar no mercado interno. O consumidor brasileiro precisa saber que nosso café a cada dia é mais valorizado nos mercados internacionais pela sua  qualidade e sustentabilidade superiores, e este mesmo café pode ser encontrado na gôndola dos supermercados brasileiros”, comenta Luciana Florêncio.

 

Serviço

Evento: XXI edição do Seminário Internacional de Café de Santos

Data: de 4 a 5 de maio de 2016

Local: Sofitel Jequitimar (Praia de Pernambuco – Guarujá – Litoral de São Paulo.

Clique aqui para mais informações

 

Sobre o Cecafé

Fundado em 1999, o Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – representa e promove ativamente o desenvolvimento do setor exportador de café no âmbito nacional e internacional.  A entidade oferece suporte às operações do segmento por meio de mapeamento da sustentabilidade da cadeia cafeeira, intercâmbio de inteligência de dados, ações estratégicas e jurídicas, além de projetos de cidadania e responsabilidade social. Atualmente, possui 139 associados, entre exportadores de café, produtores, associações e cooperativas no Brasil, correspondendo a 94% dos agentes desse mercado no país.